Uncategorized

Comer e beber bem em Cork

food-port

Chegando a uma cidade nova, sei que é fácil entrar logo no dia a dia da vida universitária com o peso das tarefas académicas e uma rotina diária completamente diferente do habitual, e assim se deixar ir por maus caminhos alimentares como fazem muitos estudantes. Certos hábitos surgem, tal como encomendar pizza todos os dias, ou comer demasiado fast-food no MacDonalds,  Abrakababra ou outros restaurantes do género. Mas olha que a opção saudável está tão disponível como a menos saudável. É uma questão de escolha. Eu queria-vos falar um pouco da gastronomia da minha cidade e deixar-vos aqui umas dicas para que estejam bem informados e façam a melhor escolha no que toca a hora de comer.

Cork tem uma tradição culinária rica que se reflete no interesse enorme que os seus habitantes têm hoje em dia pelas comidas do mundo, enquanto que continuam com muito orgulho pelos pratos e ingredientes Corconianos(de Cork).  A Irlanda tem uma agricultura de altíssimo nível, sendo uma das melhores produtoras de carnes, produtos lácteos, peixe, batatas entre outros, dadas as favoráveis condições climáticas e geológicas.

Mercados

EM

Um grande orgulho gastronómico nosso é o English Market, localizado no coração da cidade, entre Saint Patrick Street, Grand Parade e Oliver Plunkett Street, com entradas em todas essas ruas. Este mercado é o centro do comércio alimentar de Cork e um ponto de paragem obrigatório para os residentes, turístas e numerosos restaurantes que aí vão buscar os mais frescos ingredientes locais, como as muitas variedades de peixe trazidas diáriamente, os queijos franceses, os enchidos espanhóis ou os azeites de Portugal.

Existem vários outros mercados dentro e em redor de Cork ao longo de toda a semana. Aos sábados por exemplo há o Cornmarket Street Market, no centro da cidade, aberto das 9:00 até as 15:00, onde se pode comprar de tudo, desde os melhores legumes e fruta organicos a botas de borracha ou artesanato. Ou se tiver fome pode ir provando as delícias dos vários cafés e bancas de comida.

Em épocas de festa: Natal, dia de São Patrício, Páscoa, etc. não se equeca de visitar os famosos mercados com a melhor variedade de produtos a nível nacional acompanhado de uma vivaz animacao de rua.

Cervejas e wiskys

Cork é um grande produtor de cervejas e wiskys, tanto de marcas internacionas como a Heineken, como também de marcas locais, algumas mais conhecidas no estrangeiro do que outras. A cervejaria Murphy’s produz a cerveja preta local há mais de 150 anos e é a favorita de muitos Irlandeses. Para quem aprecia uma rica variedade de cervejas existem vários Beer Gardens com centenas de marcas internacionais; inclusive um Beer Garden com a sua própria produção, o Franciscan Well no North Mall que é conhhecida pelo seu Ale, uma cervaja ruiva e as suas fantasticas pizzas e hamburgers.

A Midleton Old Distilery (a poucos kilómetros de Cork, de comboio) que desde o séc. XVIII produz possívelmente o melhor Wisky do mundo, a Jameson. Uma visita à destilaria não só oferece uma prova com explicação do produto, como todo o processo de pré/post/produção é demonstrado. Dentro do centro de visitas há um restaurante com galardoados pratos típicos que incluem Wisky na receita.

Restaurantes

E para enumerar alguns restaurantes de preço acessível e de boa qualidade, vou começar pelo meu favorito, um fantástico restaurante Fusão dentro do Campus:

Fresco Bistro

Lewis Glucksman Gallery, University College Cork

Gambas arrabiatta com espinafres & tortellini de ricotta (Image Copyright Fresco Bistro)

Gambas arrabiatta com espinafres & tortellini de ricotta
(Image Copyright Fresco Bistro)

Fresco Bistro tem um menu fusão utilisando produtos da época, em pratos de peixe, carne e ótimos pratos vegetarianos, para além das gulosas sobremesas. A arquitetura premiada do edifício onde está o restaurante oferece uma atmosfera elegante e moderna com mobília minimalista e vidros do chão ao teto. O restaurante está no rés do chão e tem uma grande esplanada. Depois do almoço é só subir as escadas que voce está na galeria onde pode ver a última coleção com entrada grátis. Preço por almoco a partir de 9 euros.

Nosta

4 Marlborough Street, Cork

Restaurante com especialidades mediterraneas/ levantinas como Pide, Ezme, Tzatziki ou Hummus e peixes, frango e outras carnes grelhadas. Situado exatamente no centro da cidade, com design moderno e staff muito simpático. Oferece uma experiência com um pouco mais requinte do que as dezenas de Kebab Shops pela cidade que não se comparam com este restaurante que adoro. Preço por Pide a partir de 11 euros.

Advertisements

Categories: Uncategorized

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s